segunda-feira, 5 de julho de 2010

Roupa Para Morar, Casa Para Vestir

Hussein Chalayan saia que vira mesa ou vice versa

Hoje começo um novo curso, na verdade é uma oficina cultural - Wearable Home - propõe discutir a vestimenta como um lugar. Este novo conceito de moda / arquitetura está sendo introduzido na sociedade nos últimos anos por diversos estilistas criativos e inventivos, servindo de base para pesquisas acadêmicas de pós, mestrado e até doutorado.

Extravagãncia da dupla Viktor&Rolf

Atualmente por trabalharmos muito, a mobilidade e a praticidade da roupa é quase uma obrigação, o ser humano passa a incorporar na vestimenta funções que o auxiliem no dia a dia. Foi pensando nesta forma que a artista plástica Marion Velasco, apresentou sua dissertaçaõ de mestrado ano passado intitulada Wearable Home - a vestimenta como lugar.

Criatividade de Gareth Pugh

O estudo propõe uma integração de várias áreas entre a moda, arte, design, arquitetura e sociologia. Nesta oficina serão apresentados prtótipos, criados pela própria artista e por nomes internacionais, como a inglesa Lucy Orta. A ampla abordagem do tema inclui desde situações em que a espacialidade influência e se destaca na história da moda como as roupas de Maria Antonieta chegando até os novos designers como Issey Miyake, Gareth Pugh e Viktor&Rolf. A roupa se transforma em objeto de arte e integra a parte de decoração do lar, a moda deixa de ser efêmera e nos faz pensar e refletir sobre uma nova era.

6 comentários:

  1. Oi Andy?
    Será que eu gostei? Achei interessante.
    O primeiro me lembrou uns copinhos de plástico de quando eu era crainça.
    Bjkas e uma ótima segunda-feira para vc.

    ResponderExcluir
  2. wow very creative love their style looks awesome


    naveen
    http://smsjar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Muito legal quando se consegue unir várias artes em uma só e poder fazer esse encaixe com a moda, que não deixa de ser arte!

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante, nunca tinha pensado na vestimenta como lugar!

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela visita e pelo comentário.

Volte sempre!

Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...