quinta-feira, 28 de abril de 2011

Direito de Expressão

Versão original

Estava escutando esta semana a rádio Fast 89 (antiga 89 FM), quando anunciaram a nova música da cantora Pink! - Fucking Perfect, eles não disseram o nome original da canção, achei um pouco estranho, mas escutei assim mesmo, depois de algum tempo eu percebi que realmente não era música que conhecia e sim uma edição onde o Fucking tinha sido trocada por palavras com outros significados.

Versão original

Fiquei me perguntando onde está o direito de expressão do artista? Se ele não pode criar uma letra que fale o que ele quer, qual o sentido de escrever novos singles? Já aconteceu recentemente casos parecidos com a música S&M da Rihanna, que também teve algumas partes censuradas em alguns países e aqui no Brasil também, inclusive na mesma rádio citada acima.



Born This Way de Lady Gaga foi proibida em alguns países por fazer “apologia” ao homossexualismo, e só tocariam seu single se ela trocasse algumas partes da letra, coisa que foi ignorada pela cantora. Outro caso famoso aconteceu quando Madonna, lançou o sucesso Like A Prayer, que rapidamente foi banido pela igreja católica por trazer a representação de símbolos religiosos no clipe, e até hoje é uma das músicas que tem que estar no set list da rainha do pop. O que vocês acham desta falsa moralidade das rádios e dos programas?

12 comentários:

  1. Ainda estamos na Ditadura Militar...só pode..risos..
    Obrigada pela força no projeto da Valesca....também estou torcendo que ele ganhe...
    Bjos e um bom dia Andy

    ResponderExcluir
  2. Isso é uma grande de uma besteira, num é? Por que trocar palavras ou censurar.. acho que acaba chamando mais atenção ainda!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Pelo direito de expressão!!!!

    xxx
    @Babyalicious

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho dúvidas sobre o direito de expressão e até ond ele pode ou deve ir, pois já tive crianças em casa e não é fácil controlar internamente o que não é controlado externamente.
    Bjkas e um ótimo resto de semana para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  5. Acho rídiculo isso tudo, uma vez que o artista não obriga ninguém a escutá-lo...ouve quem quer...portanto, o artista tem que ter o direito de dizer o que quiser em suas músicas!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Muito ridículo isso! O pior é que eles não fazem censura para aquelas "músicas" de funk ou sei lá como se chama, que falam cada imoralidade! Ninguém merece!

    Bjs,
    Tatty

    http://suspirofashion.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia fucking perfect, mas já baixei, não pude ouvir porque estou no trabalho, mas o clipe é liindo!
    Eu acho ridículo e sem sentido, é muita hipocrisia!!!

    beijinhos
    http://www.deliriosdeconsumo.com/

    ResponderExcluir
  8. Hipocrisia MUNDIAL, dói nos ossos. Acho ridiculo.

    Beijus

    ResponderExcluir
  9. Oi Andy.

    Eu acho q a liberdade de expressão deve ser respeitada. Afinal o público é q escolhe o q quer ver ou ouvir!!!

    Super bjos querido
    http://www.i-likemovies.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Andy...
    Você tocou num assum que eu vivo me questionando...
    Poxa será o Benedito que viveremos eternamente a mercê desta porra de censura?
    Bem fez a apresentadora Eliana(SBT), que cantou a música VAI TOMA NO CÚ ao vivo no programa dela... Para aquelas pessoas que não tem o que fazer, que ao invés de estarem tomando conta do que é preciso no governo, estão ai inventando nome para arquivos na polícia...
    É mensalão, Sathiagra, e etc...
    Coisas que nem deveriam existir!!!
    Só penso que um artista é um artista...
    E vive de sua arte, então onde fica a expressão da arte?
    Onde fica a expressão do ser humano?
    Onde vemos que está tudo errado e não podemos nem falar palavrão na mídia?
    Isso ainda é efeito da Ditadura Militar?
    Por que na época, como bem sabemos...
    Era proibido falar!!!!!
    E quem ouve músicas é por que sabe que a arte não tem fronteiras, quanto mais censura!!!!!!!
    E outra ouve quem quer!!!!!!
    Ninguém liga o rádio em minha casa se não quiser ouvir música e assim ela não toca nos meus ouvidos...
    Rádio desligado toca música na casa de vocês galera?????

    Andy...
    Como sempre polêmico e perfeito!!!!
    Te adoro viu criança...
    Belo Post!!!!!
    Bjos e um bom dia!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. realmente! Kd os direito dos artistas? nada ver isso de ter q trocar letra. Quem n quiser n escuta ou n compra... mas ter q fazer isso é sacanagem!

    bjus

    ResponderExcluir
  12. As pessoas são hipócritas, essa é a verdade! Em relação ao video da Pink, achei um pouco pesada a parte da menina se cortar na banheira... Mas até então no filme A pianista, a mulher corta os lábios vaginais várias vezes durante o filme. Então essa parte da auto mutilação, Ok! Mas ficar trocando as palavras da letra de uma música é triste, heim!? Todo mundo é puritano, ninguém fala palavrão, não?
    Bjus
    www.channelfake.blogspot.com

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela visita e pelo comentário.

Volte sempre!

Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...