domingo, 7 de agosto de 2011

Bate - Papo com Eliana Colognese


Eliana Colognese é graduada em Design de Joias (Ulbra/RS), Pós-graduanda em Moda, Criatividade e Inovação (Senac/RS), tem qualificações em: Montagem e Ourivesaria para montagem de Joias, Joalheria Contemporânea, Metodologia para o Design de Joias, Desenvolvimento Virtual de Artefatos e Joias , Lapidação de Gemas, Cabochões e Ágatas (Centro Tecnológico e Senai/Soledade/RS), ufa e além de tudo isso ainda encontra tempo para manter o blog A Designer de Joias e encontrou um tempinho na sua agenda super lotada para conversar com o Antena Parabólica. Vamos conferir?

A Coleção Caminhos de Pedra conta a história da chegada dos primeiros imigrantes italianos no Rio Grande do Sul. È uma homenagem a Cultuta Italiana, inspirada no ponto turístico Caminhos de Pedra de Bento Gonçalves/R.S
As gemas usadas na coleção são resultantes da lapidação do Basalto - rocha vulcânica usada na construção das casas de pedra, que foi doado pelo artista local João Bez Batti.
Este projeto foi o Trabalho de Conclusão de Curso da minha Graduação em Design de Joias.

Andy Santana: Por que você escolheu a profissão de designer de jóias? Foi algo que você sempre quis ou teve influência de alguém?
Eliana Colognese: Posso dizer que foi o lado criativo do Design que me escolheu, pois foi cursando Psicologia que me descobri apaixonada pelo criar acessórios. (Montava bijuterias e outros acessórios para vender no trabalho e na faculdade para ajudar nos custos. Nesse momento resgatei todas as minhas vivências de infância, onde fazia roupas e acessórios para minhas bonecas com os materiais que minha mãe (costureira) descartva, e percebi que não poderia fugir da minha herança criativa), e cá estou eu, realizada e apaixonada pelo maravilhoso processo de criar e executar minhas criações.

Esta coleção é uma criação da Designer Eliana Colognese em parceria com a Empresa Splendida da cidade de Limeira - São Paulo para o 2º Premio ALJ Designer/2010.
A coleção Brasileiras Enlaçadas faz uma homenagem ao grande ícone da Moda Gabrielle "Coco" Chanel, responsável por introduzir as "falsas" joias (Bijuterias e Folheados) ao mundo da Moda, trazendo um novo conceito aos acessórios femininos.
Mais uma vez o Basalto (Rocha Vulcânica) foi utilizado como material gemológicco.

Andy Santana: Como você cria suas peças? De onde você busca inspirações para criar as jóias-desejos? Ou você cria sob encomenda?
Eliana Colognese: Alimento meu lado criativo o tempo todo através de cursos, leituras, imagens, desenhos e experimentações. Quando desenvolvo uma coleção com um tema determindo, ou uma encomenda especial, busco inspiração através de uma pesquisa focada ao gosto do cliente, mas amo criar livremente, pois posso dar asas para a minha criatividade e brincar com os mais diferentes materiais.


A Coleção Caminhos de Pedra conta a história da chegada dos primeiros imigrantes italianos no Rio Grande do Sul. È uma homenagem a Cultuta Italiana, inspirada no ponto turístico Caminhos de Pedra de Bento Gonçalves/R.S

As gemas usadas na coleção são resultantes da lapidação do Basalto - rocha vulcânica usada na construção das casas de pedra, que foi doado pelo artista local João Bez Batti.
Este projeto foi o Trabalho de Conclusão de Curso da minha Graduação em Design de Joias.

Andy Santana: Como é trabalhar com ouro e pedras preciosas? Como está o mercado de trabalho nesta área? Para quem se interessa pela área de jóias e pedras preciosas, qual é o seu conselho? Quais cursos ou o que deve procurar?
Eliana Colognese: Trabalho com os mais diferentes materiais, do latão ao ouro, do basalto à cortiça, dos botões às sementes e as belíssimas pedras brasileiras. Quando crio uma jóia, preciso compreender e respeitar a linguagem de cada material, pois cada gema escolhe o metal em que quer eternizar. O mercado do luxo não para de crescer, visto a última grande crise que o mercado americano sofreu, as pesquisas mostraram que este foi o único setor que não sofreu crise alguma. Minha dica para quem quer conhecer um pouco mais sobre essa área, é conhecer de perto o trabalho de um lapidador, de um Joalheiro e de um Designer, pois somente com a percepção do que cada um executa, será possível decidir em que curso investir.

Joias Destaque do Concurso JOIABR de 2007‏



Andy Santana: Você se interessa por moda, como vê a ligação entre jóias e moda? Um complementa o outro, por que?
Eliana Colognese: Ao analisar o crescimento do setor MODA no Brasil, temo como referência de sucesso, o maior evento de moda da América Latina que é o SPFW, e nele percebemos a maravilhosa engenharia da moda e todo o seu contexto de tecido, acessórios e a diversidade de materiais que se somam para perpetuar um universo cheio de possibilidades e encantos. Neste fantástico mundo de criatividade, as Jóias sempre serão parte insubstituível de luxo e glamour. É como uma engrenagem, as Jóias e os acessórios são uma parte responsável pelo crescimento de um todo - chamado MODA.

Eliana Colognese exercendo sua paixão

Andy Santana: O que você pretende para o futuro? O que podemos esperar da Eliana Colognese e do blog A Designer de Jóias?
Eliana Colognese: Tenho muitos projetos para executar, mas isso vou revelando conforme acontecerem através do Blog. Quanto a Designer Eliana Colognese, ela estará até o final do ano, em um site para venda online de suas jóias e acessórios, e o blog A Designer de Joias, permanecerá trazendo matérias interessantes sobre o maravilhoso MUNDO DAS JÓIAS, realizando sorteios com jóias exclusivas, na companhia dos meus queridos seguidores e parceiros mais do que especiais.

Gostaram da entrevista com a maravilhosa Eliana Colognese? Ela é uma amiga/parceira virtual muito querida, e em breve uma novidade, um sorteio super especial para os seguidores do Antena Parabólica.

Informações
Eliana Colognese
Designer de Joias e Acessórios
Especializada em Moda
(51) 84141880 / 34984058

14 comentários:

  1. Adorei a entrevista com a Eliana.
    Ela é uma fofa mesmo!
    Adorei!

    Bjooo
    Nath de Freitas
    http://nathdefreitas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Legal a entrevista, mto lindo as cosinhas dela
    Tenha um belo domingo!
    by: Veve Pink
    http://portal-pattys.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Cada coisa lindaaaaa! adoreiii o brcelete!
    BEIJO
    http://melnomundodamoda.wordpress.com
    @melmundodamoda

    ResponderExcluir
  4. otimo post, eu n conhecia, eu simplesmente adorei e acho que deve ser moooo dificil fazer peças tao lindas assim... parabéns pelo post meu bem.. vc sempre arraza...

    te adoro!!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, lindo o trabalho dela.

    beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Andy querido
    Conheci Eliana em um sorteio que eu fui a vencedora. Adoro o seu blog e manter contato com ela, sempre delicada e muito ligada em joías. Tudo que ela faz é perfeito! Amei ver suas peças lindas e criativas!
    Parabéns pela entrevista!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oi Andy
    Amei a sua entrevista!
    Ela é linda, simpática e muito competente! E você?
    Brilhou!!!!!!!!!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Adorei o trabalho dela. Parabéns por conseguir essa entrevista!

    http://sparklyd.blogspot.com/

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Tenha uma bela semana!
    by: Veve Pink
    http://portal-pattys.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Que excelente homenagem, ela é linda e mega criativa, adoro o blog dela. beijos aos dois!

    ResponderExcluir
  11. Nossa Andy que luxo ficou esse post....só pude me conectar hoje, mas já me deliciei lendo os comentários acima.
    Você é um presente que o Papai do céu me trouxe.
    Obrigada por me proporcionar o momento de ser merecedora de um post no seu Blog.
    E agora vamos aguardar o sorteio no final do mês.
    Beijossssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  12. Sou trota mente fã dela e não vejo a hora de comprar suas jóias no site!!! Cool!!

    ResponderExcluir
  13. Adorei a entrevista da Eliana...amei conhecer um pouquinho mais do seu lindo trabalho!

    Bjss e um ótimo final de semana!

    http://toutlamour.blogspot.com

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela visita e pelo comentário.

Volte sempre!

Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...